domingo, 25 de novembro de 2018

• Viagem:           Pindamonhangaba a Aparecida - SP
  • Data viagem:    25/12/18
  • Distância:         34,33 km
  • Tempo (bike):   2h50 (Saímos as 8h00 | chegamos as 11h40)
Esta noite foi bem tranquila, conseguimos descansar bastante! Como estava chovendo a tarde, ao chegamos no hotel, acabamos por dormir cedo. Ao acordar, ouvimos um som do que parecia ser uma 'rave' ali por perto. Logo começaram a vir pensamentos ruins, do tipo pessoas bêbadas e drogadas saindo completamente foras de si, para tentar chegar em casa. Comento com Filipe que devíamos sair na troca de turno. Ele me olha sem entender o que exatamente estava tentando dizer, ao que explico: os baderneiros bêbados já estão no limite, indo pra casa... Temos que esperar. Daqui a pouco estarão na rua pessoas boas, indo pra igreja... aí saímos!

Sem pressa, descemos para o café da manhã, que foi excelente! Muita variedade de alimentos fresquinhos e saborosos.

Voltamos para o quarto e terminamos de ajeitar as coisas. Umas 8h00 estávamos a postos, prontos para sair.

Pedalamos uns 800m até chegar novamente a rota. Ali, tentei buscar a localização de algum lugar que fizesse parte do caminho, para pegarmos o carimbo da cidade. Ao encontrar o mais próximo, decidi telefonar antes de irmos, para conferir se estava aberto e se realmente havia o carimbo. Ao ligar, nos informaram que não tinham o carimbo para o passaporte. Como era um hotel, acredito que talvez a pessoa não tivesse conhecimento do mesmo. Tristes por não termos conseguido tais comprovantes que passamos na cidade, seguimos em frente, rumo ao nosso objetivo final.

META DE HOJE: CHEGAR A APARECIDA - 30 KM
Trecho 07 - 12,75 km - Pinda a Moreira Cesar
Trecho 08 - 09,00 km - Moreira Cesar a Roseira
Trecho 09 - 09,00 km - Roseira a Aparecida

De acordo com minhas pesquisas prévias, não tínhamos previsão de um belo visual para hoje, já que o caminho é bem retilíneo e seria 100% asfalto. Apesar disso, tinha uma certa curiosidade quanto a ele, já que se trata da mesma rota onde se finaliza o Caminho da Fé. Apesar de termos feito tal caminho anteriormente, optamos por terminar via Pedrinha/Gomeral, que é outro ramal do mesmo caminho.

Saindo de Pindamonhangaba passamos por este monumento que foi criado em homenagem ao João do Pulo, um atleta famoso em nosso país que era natural da cidade.

Para nossa alegria e proteção uns 50% do caminho teve ciclovia.

Após alguns quilômetros, passamos a pedalar ao lado da lindíssima Serra da Mantiqueira.

Chegando ao Distrito de Moreira Cesar, pertencente a cidade de Pindamonhangaba, passamos pela Estátua do Guardião, onde paramos para registrar.

A partir daqui, acabou a ciclovia e seguimos pelo acostamento da rodovia. Agora tínhamos a visão da serra do mar em nosso horizonte.

Passamos por vários ciclista nesse trecho. Um grupo de speedeiros animados pararam para conversar com agente.

Quase chegando em Aparecida, uma plantação bem viçosa, com a majestosa Mantiqueira ao fundo.

Em pouco tempo, passamos pela placa que nos indicava a chegada a cidade de Aparecida.

Nos últimos quilômetros, passamos por várias placas animadoras da Rota da Luz.

Quando chegamos ao final do Caminho da Fé em 2016, aqui em Aparecida, Filipe ficou um pouco decepcionado e com uma má impressão da cidade. Era um domingo e haviam muitas pessoas na rua. Fomos abordados por várias pessoas oferecendo (com uma certa insistência) pousadas, restaurantes, entre outras coisas. Ele está há pouco mais de 5 anos no país e é natural de Portugal, um país muito católico e com muitas rotas de peregrinações religiosas. Inevitavelmente, acabou comparando com a chegada a Fátima, que geralmente acontece de forma organizada e tranquila. Dessa vez, para nossa agradável surpresa, havia sido inaugurado uma nova rota até a basílica, dentro da cidade. Devido a isso a visão foi outra! Dentro do Porto Itaguaçu, foi criado uma rota denominada 'Caminho do Rosário' onde há vários monumento que retratam a vida de Cristo. O lugar é limpo, bem organizado e com bastante policiamento. Dessa vez ele sorriu e disse: Agora sim!

Seguem algumas imagens do local.

Empurramos a bike neste trecho e logo em seguida acessamos uma passarela e adentramos os perímetros da Basílica. Fomos até a secretaria, pegamos nosso último carimbo e QR Code para retirarmos nossos certificados.

Muito felizes e satisfeitos por todos nossos planos terem sido bem sucedidos, seguimos nosso caminho, agora, rumo a nossa casa.

Como estávamos em uma data festiva - 25/12/18 - natal, preferimos deixar as passagens compradas com destino a Mogi das Cruzes com antecedência. As passagens estavam agendadas para 12:45. Chegamos na rodoviária umas 11:40, com tempo suficiente para almoçar e procurar papelão para proteger nossas bikes dentro do porta-malas do ônibus.

A viagem até Mogi foi bem tranquila! Fomos dormindo até lá e chegamos umas 15:30. Pedalamos de volta ao hotel, pegamos nosso carrinho e voltamos pra casa, satisfeitos e felizes, por tudo ter sido perfeito! Fizemos ainda uma breve parada para o jantar no Graal da Castelo Branco.

Nossa percepção da viagem foi a melhor. Superou em muito nossas expectativas quanto aos lugares por onde passamos, as pessoas que conhecemos e as lembranças que trouxemos. Sem dúvida, mais uma vez, o turismo de experiência se mostrou ser especial e inesquecível em nossas vidas. Recomendamos a todos, sem moderação!